terça-feira, 24 de novembro de 2009

A BIOGRAFIA DE LEANDRO BAHIAH EM VERSO E PROSA.


Amauri Leão e Leandro Bahiah.
Por: Pericles Silva Gomes.
Imagem: Internet.

Leandro Santos da Silva é conhecido artisticamente como Leandro Bahiah, nasceu aos 21 dias do mês de agosto de 1984 na Fazenda Cabocla no Município de Ibicuí/BA, entretanto, o seu registrado de nascimento é de Almadina/BA.

Atuou como ator amador e escreveu peças de teatro como “As Feministas”, “Negritude” e “OS7SUSPEITOS”. Contudo, o mesmo tem-se destacado na composição, músicas como "Paixões Inconsequentes", "Homem Abandonado", "Melancolia" e entre outras fazem parte da sua lavra. Escreveu roteiros para cinema como "Estranho Dia" e "Crime Sagrado" (curtas-metragens) e o longa "Urbis VI: O Primeiro Julgamento".

Na internet, encontram-se, poemas e pensamentos da sua autoria.

No momento, reside na Cidade de Vitória da Conquista/BA, o artista é graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), também é pós-graduado em Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Iniciou os seus estudos com 12 anos de idade na Escola Rural Boa Vista em 1996, já em meados de 1997 fora morar no Distrito de Ibitupã onde segundo o mesmo, despertou artística e politicamente. Em Ibitupã concluiu o Ensino Fundamental em 2002, no ano seguinte, passou a cursar o Ensino Médio na Cidade de Dário Meira/BA e concluindo três anos mais tarde em 2005.

A convite do Professor Eraldo Sampaio integrou-se ao Grupo de Estudos Afro Brasileiro (GEAB), onde escreveu, dirigiu e encenou a peça "Negritude" ao lado de nomes como Roger, Didá, Aclecia e Jarede. Fora um dos escolhidos pelo Colégio Antônio Carlos Magalhães (ACM) para participar do Concurso Prêmio de Literatura Nestlé em 2004, dos quais se destacaram Luciene Barreto, Judineia Costa, Ricardo Oliveira e Ana Tercia.

Um ano antes, teve o seu poema "Feliz Dário Meira" escolhido para ser apresentado na Feira de Arte e Cultura promovido pelo Centro Educacional de Dário Meira (CEDM), ainda no ACM, apresentou-se com êxito com a sua paródia "Fatores Climáticos" inspirada na música de Márcio Moreno “Cachorro Dentro” ao lado de Bruno Amaro, Lula, Joyce Lima, Aleandra Souza, Maheli e Ricardo Oliveira e Grazianny Lima.

Em 2008 integra-se ao grupo musical Banda Nazzueira a convite de Duilho. Fazem parte da Nazzueira: Bruno Amaro, Adenilson Oliveira, John, Jenson, Kevin, Eduardo, Sandro, Marcelo, Léo do Sax, João de Almadina, Roma, Thais, Bia Jequitibá, Lene e Renilda.

No final de 2012, filia-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e em 2016 lance-se candidato a vice-prefeito por Ibicuí tendo como companheiro de chapa Sillas Vasconcelos e fica em 3º lugar, isso, depois de fazer uma forte oposição a então Prefeita de Ibicuí, Gilnay Santana (PTN/PODEMOS).

O mesmo faz parte do grupo político Voluntários da Reforma e é um entusiasta da Nova Política e aposta nas candidaturas populares, entre os voluntários, podemos citar Pedro Henrique, Henrique Lima, Déi, Amauri Leão, Pericles Gomes, Edilene Bahiah e Adenilson Oliveira.

Leandro Bahiah além escreve artigos regulamente em blogues, redes sociais e sites como, por exemplos, Ibitupã News, no seu Facebook é escritor. Escreveu “Magno e Ataúlfo: uma dupla do barulho! (infantil)”, “As Estripulias de Uma Infância Feliz (contos)”, “Citações Obvias (poemas)” e “Duda: muito prazer! (juvenil/adulto)”.

                    

EU SOU...
Leandro Bahiah.

Eu sou como o som dos violões
Dilacerando nas cordas que gemem
Rasgando as almas dos algozes e vilões
na infinitas sobram tremem.

Eu sou como Universo em dimensão afável
Misterioso, encantador, de tamanho não revelado.
Amor imenso, imaginável!
E tão infinito no agrado.

Eu sou como a imagem da fotografia
A lembrança jamais esquecida
A cena do filme animada frígida
Pintura, imagem congelada e colorida.

Eu sou como sabor do mel
Que adoça os paladares dos miseráveis
Desagradando o fel
Alento dos espíritos de vidas intermináveis.


Colaboração: Thiany Bahiah. 
Fotos: Luiz Cláudio Braz Pedra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário